terça-feira, 28 de abril de 2015

SLACKLINE: A MODA DO MOMENTO


Quem nunca passou em alguma praça, viu alguém andando sobre uma corda, parou pra dar uma olhada e pensou: “Nossa! Que legal!”

Criado por escaladores norte americanos em meados de 1980, o slackline é uma modalidade esportiva que vem ganhando espaço no Brasil desde 2010.


O slackline, normalmente praticado em praças e parques, consta em se equilibrar e caminhar sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, que em geral fica a 30 cm do chão e possui 50mm de espessura e 15m de comprimento.

Existem várias modalidades desse esporte:



Longline: praticado em fitas com comprimento a partir de 40 metros. Trabalha um grande condicionamento físico e mental, pois, quanto maior o comprimento da fita, mais força muscular e equilíbrio são necessários;

Highline: praticado em alturas superiores a 5 metros.  Essa modalidade requer muita experiência e conhecimento de alpinismo. Além de preparo físico e concentração, controle mental é fundamental para controlar o medo, ansiedade e adrenalina;

Waterline: slackline sobre a água, geralmente praticado em cachoeiras e piscinas. Essa é a modalidade mais descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do trickline e as quedas não serão um problema.

Trickline: modalidade mais praticada do slackline, geralmente a partir de 60 cm de altura. É utilizada para manobras, tais como saltos e piruetas sobre a fita;

Os grandes benefícios do slackline estão no condicionamento físico de membros inferiores, tronco, região do CORE, na melhora da capacidade de se concentrar e no equilíbrio físico e mental que a modalidade exige.

Uma das grandes vantagens do slackline é ser um esporte de baixo custo financeiro, uma vez que geralmente é praticado em áreas públicas. O custo de uma fita para quem quer começar a praticar gira em torno de R$ 90,00 a R$ 350,00, e pode ser adquirida em lojas de esportes radicais ou pela internet. Aí basta encontrar um par de árvores.

Pratique o equilíbrio, pratique slackline!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...